CESSAÇÃO DO TABAGISMO: UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE PRISIONAL COM OS INTERNOS DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DR. MANOEL CARVALHO NETO (COPEMCAN)
Resumo
Introdução: o presente estudo aborda a implantação de um programa de cessação do tabagismo no Complexo Penitenciário Dr. M. C. N. (COPEMCAN), localizado no município de São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Objetivo: através de uma abordagem estruturada e personalizada, o programa buscou reduzir a prevalência do tabagismo entre os internos da oficina. Relato de Experiência:
a experiência de implementação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no COPEMCAN, com foco na redução e cessação do consumo de tabaco entre os internos que exercem algum tipo de trabalho na unidade, alocados na oficina, com sessões quinzenais. Discussão: com base em avaliações individuais e intervenções grupais, foram observados resultados positivos, como a cessação e a redução do consumo de tabaco. Considerações Finais: os resultados sugerem que programas desse tipo podem ser expandidos para outras populações carcerárias, contribuindo para um ambiente mais saudável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


