Ética na Publicação

Os editores da RSSP trabalham para garantir que todo o processo editorial seja pautado pela ética e boas práticas de publicação, garantindo o acesso aberto às publicações, respeitando a privacidade de autores e revisores. Todas as decisões editoriais são fundamentadas na originalidade, pertinência e cumprimento das diretrizes para autores.  Abaixo, listamos algumas das políticas que adotamos nesse sentido, em reforço e complemento àquelas discutidas nas “Diretrizes para Autores”.

Os autores:
1) Declaram que a versão final do documento e sua submissão para publicação é um consenso de todos os autores, seguindo as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) https://www.icmje.org/recommendations/translations/portugese2014.pdf, o qual determina que o reconhecimento da autoria fundamenta-se em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos:

  1. Concepção do manuscrito e análise e interpretação dos dados;
  2. Redação do manuscrito ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual;
  3. Revisão e /ou aprovação final da versão a ser publicada;
  4. Ser responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra.

2) Garantem a originalidade e ineditismo dos manuscritos apresentados à RSSP, bem como estabelecem o compromisso de não apresentar o mesmo trabalho em outro periódico.
3) São responsáveis pela descrição adequada de todas as referências utilizadas no texto, com base nas diretrizes para autores e se o trabalho (ou partes dele) de outros autores foi utilizado foi devidamente reconhecido mediante citação e inclusão na lista de referências.

Política Anti-plágio

1) considera o plágio em todas as suas formas uma conduta antiética e inaceitável. Todos os textos recebidos são submetidos ao Software Plagius, para verificar a chance de similaridade com outros textos disponíveis na internet. 

2) Caso haja suspeita/detecção de plágio antes da publicação do manuscrito, os autores serão Comunicados e receberão um informe com a porcentagem de similaridade com: (i) uma solicitação de esclarecimentos e de alteração do texto quando possível, ou (ii) a rejeição do texto, se for avaliado que a porcentagem de similaridade compromete a originalidade do texto. 

3) Caso o plágio seja detectado após a publicação do manuscrito, será analisado pelo Conselho Editorial e, se confirmado, o artigo será retirado da revista imediatamente, ou seja, um artigo retratado.