Avaliação por Pares (double-blind)

A Revista Sergipana de Saúde Pública (RSSP) adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review), garantindo o anonimato de autores e avaliadores. São utilizadas as seguintes etapas:

Análise Editorial.

Etapa 1. Após a submissão do manuscrito pelo autor, seguido da Carta de Submissão e da página de Identificação, o editor-chefe irá iniciar a avaliação editorial de acordo com os critérios mínimos de exigência do periódico.

Conflitos de Interesse; conformidade com as políticas editoriais e padrões éticos, disponibilidade de dados (quando necessário). 

Atenção: Os envios podem ser devolvidos aos autores para alterações ou esclarecimentos nesta fase (informação inserida em 10.06.2025).

* Aceitar – Encaminha para o editor executivo (etapa 2) para análise e avaliação do manuscrito, contemplando os itens do escopo da RSSP, observando sua originalidade, estrutura do texto clara e adequada a um trabalho científico, e sua contribuição científica para o conhecimento em Saúde Pública.

Decisão
* Rejeitar – o editor-chefe recusa o manuscrito e envia mensagem aos autores comunicando a decisão.
* Aceitar – encaminha para dois avaliadores.

Avaliação Externa (duplo-cego).

Etapa 3. Ao receber o manuscrito, os avaliadores irão emitir seus pareceres, no prazo de 15.
Dias. Caso haja atraso na avaliação, o manuscrito será enviado para outros avaliadores.
* Caso haja correções a serem realizadas após a avaliação, o editor-chefe envia o manuscrito para os autores, dando um prazo de 20 dias para as adequações do manuscrito.
* O autor ressubmete o manuscrito corrigido no sistema, nessa fase pode-se reiniciar o processo com uma segunda rodada de avaliação, assim o manuscrito poderá ser enviado aos mesmos avaliadores ou, em caso de impossibilidade, novos avaliadores poderão ser convidados a participar da segunda etapa de avaliação. 
* Não existem correções a serem realizadas – O editor envia para revisão gramatical, nessa fase é realizada a correção ortográfica.
* No caso de o manuscrito ser rejeitado, uma mensagem será enviada aos autores e o artigo será arquivado.

Processo interno de correção gramatical, diagramação e publicação do artigo.

Etapa 4. Após a revisão gramatical, o manuscrito é enviado para editoração.
Etapa 5. Nessa fase, será realizada a correção das Normas da ABNT, de responsabilidade de um bibliotecário.
Etapa 6. A composição do artigo será enviada aos autores para a última prova do artigo.
Etapa 7. Encaminhado ao autor correspondente para leitura e correção de prova.
Etapa 8. Após aprovação das correções e diagramação, a revista será publicada eletronicamente.

O processo de avaliação é constituído por várias etapas, nas quais precisamos contar com a disponibilidade dos avaliadores para emitir parecer, a possibilidade de precisar realizar uma 2ª rodada de avaliação, o tempo de preparação da versão final pelos autores e o processo de diagramação e revisão editorial para publicação.

Considerando as etapas descritas e as especificidades de cada manuscrito recebido pela RSSP, o prazo de espera entre a submissão e a publicação do artigo pode variar entre 4 e 9 meses aproximadamente.

A RSSP se reserva o direito de, a seu critério, publicar textos convidados e/ou através das chamadas públicas publicizadas no sistema de submissão da RSSP (sem a necessidade de processo completo de avaliação por revisor) nos casos das Propostas de Projetos de Intervenção (PI) da ESP/Funesa, e dos Seminários e/ou Congressos que possuam em seu regulamento a adequação dos resumos simples em resumos expandidos.