AVALIAÇÃO BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFÍCA SOBRE SAÚDE BUCAL NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde Bucal, Sistemas de Saúde, Serviços de Saúde Bucal, BibliometriaResumo
Objetivo: Avaliar quantitativamente e descritivamente a produção bibliográfica da Odontologia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Realizou-se uma busca na base de dados Scopus por artigos científicos que continham em seus títulos, resumos e
palavras-chave termos relacionados ao SUS. Foram selecionados artigos originais e revisões de literatura (simples ou sistemáticas), publicados a partir de 1989, sem restrição quanto a língua de publicação ou país de origem. Resultados: Aproximadamente 900 artigos foram identificados. Após avaliação dos títulos, resumos e palavras-chave, 90 artigos foram incluídos neste estudo, sendo 80 artigos originais e 10 revisões narrativas ou críticas. O período de publicação foi de 2008 a 2021. A média de tempo de publicação destes estudos é de 5,4 anos. Combinados, eles apresentam um total de 412 citações, sendo a média de citação por documento de 4,78 e a média anual de citações de 0,68. Os artigos selecionados foram publicados em 20 periódicos diferentes, sendo 15 internacionais e 5 nacionais. Os artigos selecionados apresentaram 351 autores (média de 3.86 autores por artigo). A análise de palavras-chave demonstrou que cárie dental e câncer de boca foram os temas mais abordados. Considerando temas gerais da saúde pública, os mais abordados foram administração e o acesso aos serviços de saúde odontológicos na Atenção Primária à Saúde.
Conclusão: Há uma carência de estudos sobre políticas públicas, intervenção e planejamento em Odontologia para melhor embasar as ações de saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.