CESSAÇÃO DO TABAGISMO: UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE PRISIONAL COM OS INTERNOS DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DR. MANOEL CARVALHO NETO (COPEMCAN)

Autores

  • Eduardo Arruda Magalhães
  • Rosana Cristina Braga Santos

Resumo

Introdução: o presente estudo aborda a implantação de um programa de cessação do tabagismo no Complexo Penitenciário Dr. M. C. N. (COPEMCAN), localizado no município de São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Objetivo: através de uma abordagem estruturada e personalizada, o programa buscou reduzir a prevalência do tabagismo entre os internos da oficina. Relato de Experiência:
a experiência de implementação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no COPEMCAN, com foco na redução e cessação do consumo de tabaco entre os internos que exercem algum tipo de trabalho na unidade, alocados na oficina, com sessões quinzenais. Discussão: com base em avaliações individuais e intervenções grupais, foram observados resultados positivos, como a cessação e a redução do consumo de tabaco. Considerações Finais: os resultados sugerem que programas desse tipo podem ser expandidos para outras populações carcerárias, contribuindo para um ambiente mais saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-12-22

Como Citar

MAGALHÃES, Eduardo Arruda; SANTOS, Rosana Cristina Braga. CESSAÇÃO DO TABAGISMO: UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE PRISIONAL COM OS INTERNOS DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DR. MANOEL CARVALHO NETO (COPEMCAN). Revista Sergipana de Saúde Pública, Aracaju, SE, v. 5, n. Supl.1, 2025. Disponível em: https://mail.revistasergipanadesaudepublica.org/index.php/rssp/article/view/117. Acesso em: 17 jan. 2026.